Segundo primeiras informações, pelo menos oito pessoas teriam sido socorridas, sendo uma em estado grave. 

Pelo menos oito funcionários de um abatedouro de aves de Santana do Jacaré (MG) foram socorridos após um vazamento de amônia na manhã desta segunda-feira (4). Conforme a prefeitura, um funcionário foi socorrido em estado grave e levado ao Hospital de Campo Belo (MG).

Em contato com o G1, o responsável pela segurança do trabalho do abatedouro, o engenheiro ambiental Daniel Coura Cordeiro, informou que o acidente aconteceu depois que um cilindro de 500 litros de amônia estourou em um reservatório que fica do lado de fora do abatedouro. Os funcionários teriam inalado esse gás e por isso foram socorridos.

 
Segundo primeiras informações, pelo menos oito pessoas teriam sido socorridas, sendo uma em estado grave. — Foto: Thiago Luz / EPTVSegundo primeiras informações, pelo menos oito pessoas teriam sido socorridas, sendo uma em estado grave. — Foto: Thiago Luz / EPTV

Segundo primeiras informações, pelo menos oito pessoas teriam sido socorridas, sendo uma em estado grave. — Foto: Thiago Luz / EPTV

Os funcionários foram levados para a UPA e para a Santa Casa de Campo Belo (MG). O representante do abatedouro disse ainda que será instaurado um procedimento para apurar o que causou o acidente. O abatedouro tem 130 funcionários.

A Polícia Militar também está no local. Por causa do acidente, moradores disseram que a cidade está com forte cheiro de amônia.

Em nota à imprensa, a empresa Frango Santana disse que está tomando todas as providências cabíveis. Confira abaixo na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Ao final da manhã desta segunda-feira, dia 04 de novembro, tivemos um incidente com o reservatório de amônia localizado ao lado de fora das dependências da empresa, o qual se rompeu, ocasionando vazamento do líquido.

Aproximadamente dez pessoas inalaram do produto, recebendo os primeiros socorros na empresa até transferência para unidade de pronto atendimento. As pessoas atingidas permanecem em observação na UPA e Santa Casa de Misericórdia de Campo Belo, com quadro de saúde estável.

A empresa tomou todas as providências imediatas possíveis e cabíveis, trabalhando com toda a equipe técnica nas áreas de segurança e meio ambiente, juntamente com a presença do Corpo de bombeiros e Polícias Militar e Ambiental.

Segundo primeiras informações, pelo menos oito pessoas teriam sido socorridas, sendo uma em estado grave. — Foto: Thiago Luz / EPTV 

Cabe salientar que uma empresa especializada na manipulação deste produto já foi acionada e encontra-se no local para evitar qualquer possibilidade de dano ambiental, na remoção dos resíduos. E ainda, salientamos também que a empresa se encontra em dia com todos os laudos técnicos obrigatórios das instalações e equipamentos.

Salientamos a nossa preocupação com a total segurança de nossos colaboradores e nos colocamos à disposição para quaisquer necessidades acerca do ocorrido.

FRANGO SANTANA Santana do Jacaré Ind. e Com. de Carnes Ltda. 04 de novembro de 2.019