Evento reúne expositores, criadores e admiradores da raça até o próximo sábado (16). 

Caxambu (MG) recebe até o próximo sábado (16) o 33º Campeonato Brasileiro de Marcha Batida da Raça Mangalarga Marchador, que acontece no Parque de Exposições José Bráulio Junqueira de Andrade.

O evento, organizado pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador, reúne expositores, criadores e admiradores da raça. Hoje a associação com sede em Belo Horizonte contabiliza 18 mil associados e plantel de 635 mil animais.

Além dos julgamentos das raças, o público visitante conta com espaços interativos para toda a família. O destaque é o "Espaço Viola e Marcha", local dedicado ao entretenimento e confraternização entre criadores, usuários e fãs do cavalo Marchador.

Com mais de dois séculos de história, o Mangalarga Marchador é uma raça de cavalos tipicamente brasileira que surgiu no Sul de Minas Gerais pelo cruzamento de cavalos da raça Alter, vindos da Coudelaria de Alter Chão em Portugal com éguas da região mineira.

Aproximadamente 615 mil animais compõem o plantel, que emprega diretamente cerca de 40 mil pessoas e produz indiretamente mais de 200 mil vagas de emprego, números que expressam a grandeza e justificam o título de maior raça de equinos da América Latina.